Debate público e redes sociais (23 de julho)

A live de 23 de julho do projeto Diz, mulher! tem como tema: Debate público e redes sociais: como os cidadãos se manifestam politicamente em plataformas digitais?

Tendo em vista a crescente importância de conversações online nos últimos anos, sobretudo quando o assunto é política, é necessário debater a formação de novos espaços, antes destinados ao entretenimento, para a discussão pública política e como isso traz impactos às práticas democráticas.

Esta mesa online tem por objetivo abordar o papel de diferentes elementos na construção desse novo quadro, desde o jornalismo às instituições políticas.

Participam deste programa as professoras Fernanda Cavassana de Carvalho, doutora em Ciência Política pela UFPR e professora do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), e Vanessa Veiga, doutora em Comunicação Social pela UFMG, professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG. Nesta edição, a mediação fica com a pequisadora Camila Mont’Alverne, do Instituto Sivis.

No quadro Lindíssima, publicou tudo!, foram indicados os seguintes artigos:

Indicações de Camila Mont’Alverne, mediadora

Fernanda Cavassana de Carvalho, em coautoria com I. B. Mitozo e M. G. Massuchin
Debate político-eleitoral no Facebook: os comentários do público em posts jornalísticos na eleição presidencial de 2014
Opinião Pública, 2017
http://dx.doi.org/10.1590/1807-01912017232459

Vanessa Veiga de Oliveira, em coautoria com E. A. Baptista, P. Rossini e J. Stromer-Galley
A circulação da (des)informação política no WhatsApp e no Facebook
Lumina, 2019
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2019.v13.28667

Indicação de Fernanda Cavassana de Carvalho

Magdalena E. Wojcieszak e Diana C. Mutz
Online Groups and Political Discourse: Do Online Discussion Spaces Facilitate Exposure to Political Disagreement?
Journal of Communication, 2009
https://doi.org/10.1111/j.1460-2466.2008.01403.x

Indicação de Vanessa Veiga

Emily K. Vraga e Leticia Bode
I do not believe you: how providing a source corrects health misperceptions across social media platforms
Information, Communication & Society, 2017
https://doi.org/10.1080/1369118X.2017.1313883